quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Discos que fizeram meu 2008 mais feliz

Então, vamos lá, a ela, à bendita, à besta, à lista.
Missão dificílima.
Não quero ser injusta: 2008 foi um ano musicalmente muito positivo. Grandes trabalhos, grandes lançamentos, grandes retornos. Nem tudo foram flores, mas houve pelo menos uma dúzia de rosas da Bulgária, de tulipas brancas, que com certeza marcaram e fizeram meu ano mais feliz. E – Deus sabe – que eu precisava MUITO de coisas assim.
Portanto, não acredite no que eu digo. Veja por si mesmo. Melhor, OUÇA. Por si mesmo.

So, let’s start.


10. Weezer – The Red Album (junho)*
O vermelho do novo do Weezer combinou com a personalidade do disco: uma explosão de criatividade e de musicalidade que resultou num álbum diferente do padrão Weezer mais conhecido (especialmente daquela recorrência a guitarras sônicas e repetitivas do Blue Album), com pérolas como "Pork & Beans", a balada "Heart Songs" e a feliz "Dreamin’". Simples assim.


9. Keane - Perfect Symmetry (outubro)*
Parece que ostra feliz faz pérola, sim! Inovador, alegre, e mais enérgico, o Keane também voltou quebrando paradigmas. Destaque para o hit "Spiralling", e a bela "Love is The End", que soa com a beleza do Keane do H&F e do UTIS, sem se perder num rol musical de um Keane mais feliz, troçando da própria impossibilidade de uma “simetria perfeita”.





8. Coldplay – Viva La vida or Death and All of His Friends (junho)*
A produção de Brian Eno (que já fez trabalhos com David Bowie e U2) foi feliz. [Note que “feliz” é uma palavra recorrente aqui.] E mais uma vez falamos de ruptura: o Viva La Vida rompe com a estrutura tradicional das músicas do Coldplay (melosas, estrofe-refrão-estrofe-refrão), trazendo boas canções como "Viva La Vida", "Strawberry Swing" e "Lovers in Japan". Não é uma mudança de identidade; antes, de perspectiva.



7. The Last Shadow Puppets – The Age of Understatement (abril/maio)*
Demorei até gostar do début de Miles e Alex. Quando ouvi pela primeira vez só consegui simpatizar com “My Mistakes Were Made For You”. Depois de muito ouvir é que pude perceber a beleza de um álbum elaborado basicamente por dois garotos de pouco mais de vinte anos: há genialidade aí. Destaque para "Standing Next To Me" e "Meeting Place", além da faixa que dá nome ao disco, e seu vídeo por deveras bonito.




6. Death Cab For Cutie – Narrow Stairs (maio)*
Quem esperava algo parecido com o fofo Plans, de 2005, talvez tenha se decepcionado um pouco. Para quem ouve o The Photo Album, disco de 2001, e ouve o Narrow Stairs, percebe que o Death Cab evoluiu. Para melhor. Ben Gibbard continua sendo poeta, mas agora num purgatório mais denso, para parafrasear a RS. "Bixby Canyon Bridge", faixa de abertura, é um prelúdio promissor, que se confirma com "I Will Possess Your Heart" (exceto pelos longos quatro minutos de instrumental antes de começar a música propriamente dita), e canções como "Cath…", "Grapevine Fires", e "The Ice is Getting Thinner". Enchanté.


5. The Ting Tings – We Started Nothing (junho)*
We Started Nothing tem sido um dos meus discos favoritos para fazer cooper: não me deixa perder o ritmo. Refrões como em "Great DJ" e "That’s Not My Name" são simplesmente contagiantes e altamente catchy, até em "Traffic Light", a mais melódica do disco. Trata-se de um pop surpreendentemente bem organizado, digamos, equilibrado entre as guitarras e a bateria de Katie White e Jules de Martino. Quase frenético.



4. Kings of Leon – Only By the Night (setembro)*
Bom do início ao fim. Um dos poucos álbuns que deixei por uns dois meses no meu mp4. Suas guitarras talentosas, somadas a uma bateria empolgante, como em "Closer", "Use Somebody", e a queridinha "Sex on Fire" dão o tom positivamente agressivo de um disco para ser cantado por estádios inteiros, o que faz de Only by the Night desde já um dos álbuns mais importantes da banda.


3. The Raconteurs – Consolers of The Lonely (março)*
“Quando você chama a si mesmo de músico, você se une à família dos contadores de histórias”, disse Sua Genialidade, Sr. Jack White, em 2005. Elegante é a palavra pra descrever o trabalho desses contadores de histórias. O blues-rock-ballad do Raconteurs veio castigando no seu segundo trabalho, retomando as referências feitas ao rock clássico e explorando novas possibilidades. Destaque para "Old Enough" com seus ares de música country escocesa, e "Many Shades of Black", com suas guitarras dramáticas e [o que me parece ser] uma escaleta simpática.

2. MGMT – Oracular Spetacular (março)*
Eles passariam tranqüilamente por hippies nas ruas. Eles tocam um “pop psicodélico” e fingem ser rockstars. Ou não. Essa essência desprendida do Management, com uma dose saudável de sarcasmo, é arrebatadora: “We'll choke on our vomit and that will be the end/ We're fated to pretend”. Transitando entre os gêneros sem se perder no meio deles, o disco encabeçado por "Time to Pretend" é pra fazer a gente dançar até o fim do mundo, cantando “Forget about our mothers and our friends/ we’re fated to pretend”...

1. Vampire Weekend – Vampire Weekend (janeiro)*
Tive uma experiência quase sagrada com o Vampire. Durante mais de um mês ouvi religiosamente, todos os dias, pelo menos duas vezes por dia. Realmente foi um disco que fez meu 2008 mais feliz, porque foi diferente de tudo o que tinha ouvido até então. A mistura de afro-beat com guitarras, violinos e violoncelo garante uma mistura tão perigosa quanto um pote de nitroglicerina.


Hype em 2008, a banda foi elogiada e criticada a não mais poder [?]. Mas o disco, no geral, teve ampla aceitação. A produção de Rostam Batmanglij (tecladista e backing vocal da banda) é uma das grandes sacadas que tornam o VW “dançável” e incrementa instrumentos clássicos à banda, formada por um guitarrista/vocalista/frontman simpático e exemplar, um tecladista sui generis, um baixista enérgico, e um baterista surpreendentemente bom.

Meus louros vão pra eles.




*Os meses entre parênteses significam o mês em que o disco foi lançado, via de regra, nos EUA. No caso do LSP, as datas são do Reino Unido e EUA, respectivamente.

**Em breve será postado um adendo a esta lista.

6 comentários:

Unknown disse...

méritos pra mim que te mostrei VW :D
SAUHSAUHSASUHSUH
brincadeira!
Sua lista ficou excelente!
Tem 5 discos que tem na minha também, e tem vários que eu não ouvi ainda e vou procurar ouvir :D
Parabéns Tati!

tatiana_zzz disse...

méritos mesmo, lucas! :DDD
obrigada! :*

Tiago Duarte Dias disse...

falar nisso, baixei vampire weekend, é bem foda =D

tatiana_zzz disse...

converti mais um! ;D

Voelcker disse...

Concordo e assino embaixo! Baita lista, estás de parabéns!! bjs

Escortes disse...

ei Fessora...
vc n gosta de música nacional n eh!? tanta coisa boa e vc sai caçando essas loucuras aih.... kkkk

vinicius...toquinho...tom jobim...caetano...gilberto gil... cada um melhor q o outro :P

kkkk
bjaum! feliz natal! e feliz ano novo tb!