terça-feira, 3 de março de 2009

Primeiro dia de aula

Ontem, 2 de março de 2009.

(Sem aquelas babaquices de "porque faço Inglês, first day of school". Isso me lembra outra história, não é nem pelo fato de dizer em inglês. First day of school, o caralho. Pronto, falei. A outra história fica pra próximas histórias.)

1. O disfarce

Queria passar o menos suspeitamente possível. Vesti meu jeans claro manjado (como se algum não fosse), blusa preta básica, de alça, sapatilha, cabelo preso, fivelinhas prateadas, bolsa de pano com chaveiro de bonequinha. Não queria dar motivos que fizessem as pessoas sequer suspeitarem de que eu não passava de uma calourinha típica em seu primeiro dia de aula na universidade, ui, ui, ui. Só não ando em bandos, pelamor, já basta o caderno novo. (Que, aliás, nem é tão novo assim: comprei-o há uns dois ou três anos, precisando completar uma conta na loja, e nunca o havia usado. Até que enfim terá alguma utilidade.)


2. A chegada

Eu mal podia acreditar, mas estava sentindo aqueles calafrios na barriga quando meu irmão me deixou na universidade. (Incorporei "realmente" o meu "disfarce" hohoho). Era um misto de nervosismo, com estranhamento e também - como não haveria de sê-lo? - nostalgia... Quase quatro anos depois eu estava de volta ali. Mas as pessoas não eram as mesmas, quanto mais os prédios. Acabei descobrindo que dentro da tal Didática 5, onde deveria ter havido minha primeira aula, não existe um shopping, graças a Deus, o que provou serem falsos antigos boatos capitalistas.

Tinha uma faixa de boas-vindas do Centro Acadêmico que achei bem... hã... preconceituosa.

"Bem-vinda, elite letrada da UFS".
Or kinda.



3. A aula

Como era meio de se esperar, não houve aulas, das duas que estavam no horário. (Colei meu horário com durex na parte interna da capa do meu fichário do Ursinho Puff. Parte do disfarce). Me bati um pouco pra encontrar a sala, pois ficava num prédio novo, mas acabei achando logo. Era um salão enorme, com dois níveis de solo e cadeiras azuis acolchoadas, mas minúsculas. (Fiquei bem desconfortável depois, porque a cadeira praticamente me obrigava a sentar como se tivesse engolido um cabo de vassoura e eu resistia a isso.)
Como bons calouros, o pessoal da turma que já havia chegado estava sentado nas tais carteiras desconfortáveis. Parei na porta da sala, olhei pra eles, olhei pro birô vazio, e me veio uma tentação fortíssima de me sentar ali e começar a falar, igualzinho ao Leonardo DiCaprio em "Prenda-me se for capaz", hahahaha. Mas resisti a isso também.

Claro que não sabíamos que certamente não ia ter aula; havia uma possibilidade, ainda que mínima. Então esperei. Esperei e esperei. Tinha pensado em levar o "Seis Contos da Era do Jazz", do Fitzgerald, mas isso seria denunciador e muito cult; avacalharia meu disfarce. Acabei levando Peanuts e fiquei lendo e rindo alto mais tarde, sentada na escada do prédio, depois que desisti (e cansei) de esperar.

4. A turma

Não formei nenhuma impressão sobre a turma, até porque tive contato com pouquíssimas pessoas. Mas observei que tem muitos homens; eu esperava muito mais mulheres, para um curso de Letras.

5. Cai o disfarce

Daí fui pra segunda aula, às 21h, já em outra sala. E encontrei bem na porta uma colega que tinha se formado comigo. Começamos a conversar, pererê, parará, metade do pessoal da turma sentado no corredor, e conversa vai, conversa vem, a minha colega pergunta: "Quantos anos tem mesmo que a gente se formou? Quase quatro, né?" E aí umas pessoas olharam, porque o assunto da noite acabou sendo esse mesmo, hunf, fazer o quê, identidades secretas nunca duram pra sempre mesmo.

E, como sou brasileira e blá blá blá, hoje estarei lá de novo. UUUUHHHH!

Bem, pra terminar a noitada, segui um dos meus conselhos de veterana que dei a mim mesma: sempre olhe os murais da UFS. Esse valeu a pena:

Coverama 2009

2a. eliminatória: 4 de abril
Bob Marley, Arctic Monkeys, Amy Winehouse, Planet Hemp, Slipknot, Rush, Abba, CPM22, e mais um que ficou ilegível na foto.

3a. eliminatória: 9 de maio
The Libertines, Paramore, Capital Inicial, The Cardigans, Motorhead, Helloween, Jimmy Hendrix, e mais outro que ficou ilegível.

4a. eliminatória: 8 de agosto
Beatles, Radiohead, Spice Girls, Raul Seixas, The Clash, Sum 41 [?], Black Sabbath, Titãs, e ainda mais outro ilegível.

5a. eliminatória: 5 de setembro
The Police, Franz Ferdinand, Legião Urbana, Sex Pistols, Velhas Virgens, Within Temptation, Dream Theater, The Animals (cansei de falar dos ilegíveis).

Dá-lhe, 2009!

2 comentários:

Luiza Judice disse...

"Bem-vinda, elite letrada da UFS"

Nossa.
Também achei levemente preconceituosa, hehe

Que legal, Tati! Universitária again.

beijos.

Tatiana disse...

Apesar de o meu disfarce ter sido descoberto, (hauheuaheuae) estou felizzzzz!!!! ^^