segunda-feira, 30 de março de 2009

Greve prêt-a-porter (parte 2) - Marx não serve mesmo pra nada

A greve dos ônibus acabou. O dia amanheceu hoje com circulação normal. Percebi quando ia pro posto de saúde fazer curativo no braço. (Sim, os médicos continuam em paralisação).

No semanário Cinform foi publicada apenas uma nota de menos de meia página, com o título "Motoristas decidem pelo fim da greve, mas continuam mobilização", como se não tivessem sido forçados a isso. (Um desembargador declarou a greve ilegal, neste fim de semana, como eu já havia comentado antes.)

As mobilizações que dos trabalhadores do transporte público, que vinham acontecendo na Praça da Bandeira estavam recebendo visitas da Polícia Militar: "Eles chegaram pra gente e mandaram a gente embora, disseram pra gente ir para casa", declarou um rodoviário que não quis se identificar (por que será...?).

O que me chama a atenção é que os interesses dos donos das empresas de transporte urbano é que saíram, mais uma vez, incólumes. Nenhuma mostra de insatisfação popular foi veiculada em qualquer meio de comunicação. A primeira edição do Jornal de Sergipe de hoje apenas notificou que a greve havia acabado, e só. Não vi nenhum dos ditos "intelectuais" sergipanos, que se orgulham tanto de lançar livros e bater papo aos brados em lugares específicos, se pronunciou a respeito. Nenhum topicozinho na net. Nenhuma postagenzinha em blog.

Pronto, esse é o ponto.

Onde está o compromisso social de ser intelectual nessa província?
Onde está a utilidade social de se chamar "mestre" ou "doutor"? Ou isso é meramente um título de nobreza, neste reduto feudal em que vivo? A quanto à Justiça? Será que tem a ver com isso o fato de que parte dos "operadores do Direito" da capital são herdeiros do sistema patriarcal latifundiário de Sergipe desde os tempos do Império? Cadê a dita "esquerda" política, que, outrora, se propunha, pelo menos em seus discursos, defender os direitos e as causas trabalhistas?

Não tem existido governo em Sergipe que não tenha feito acordos com a elite dominante e braços da Justiça, seja esse governo trabalhista ou conservador. E os trabalhadores têm ficado à deriva.

Esqueci de dizer que os professores também estão em greve.
A temporada continua.

7 comentários:

Um israel ai disse...

E o DCE da UFS, como tá no meio desse muído?
Aqui a passagem passou de 1,70 pra 1,80, em plenas férias, nao deu (quase anda) pra fazer atos =\

Um israel ai disse...

(aqui = João Pessoa)

tatiana_zzz disse...

Pois é, Israel. Até onde eu sei, não houve movimentação no DCE. O movimento estudantil está muito diferente já há algum tempo, por estas bandas. Obrigada pela visita!

Alcysio Canette Neto disse...

se no rio,que é muito mais dinâmico e fácil de atrair atenção, as últimas greves de ônibus não deram em nada, infelizmente (aqui em niterói o spread entre custos e passagem é o maior do brasil (2,20 para 0.08 centavo por km))na linda Aracaju , que foi meu lar por um tempo, não vai se mudar nada se não houver uma mega mobilização do tipo fechar a ponte que leva para a foz do rio ou, num lugar que concerteza deixaria as elites irritadas, na porta do shopping jardins

tatiana_zzz disse...

É, Alcysio, concordo com você também, em gênero, número e grau! Valeu a visita! o/

tatiana_zzz disse...

"Cadê a dita "esquerda" política, que, outrora, se propunha, pelo menos em seus discursos, defender os direitos e as causas trabalhistas?"
R> eu nao sei, vc sabe?
e vc por acaso é de esquerda?

- Não. Mas eu, como você, votei nela. HÁ! Tem que cobrar.

"Não tem existido governo em Sergipe que não tenha feito acordos com a elite dominante e braços da Justiça, seja esse governo trabalhista ou conservador. E os trabalhadores têm ficado à deriva."
R. nao so em Sergipe, mas em toda a historia mundial. exceções fracassaram. a propria noção de Estado implica na existencia de uma elite dominante. fato!

- É, tenho que concordar...

abolir o estado? pra q? nao ta tao ruim assim... :P

- Isso é o que todo mundo quer que a gente engula!!! HÁ!²

"Nenhum dos ditos "intelectuais" sergipanos, ..."
cuidado.....! algum deles pode ler isso :P

- Eu sei. Mas o que ele podem fazer comigo? Me bater? HÁ!³ Mas por via das dúvidas vou me precaver ... :s

Tiago Duarte Dias disse...

Mas é por isso que eu sou cético... As coisas, no final, acabam ficando a mesma coisa. Derrubam-se elites e instituem-se novas, que tem mais semelhanças do que diferenças com a elite anterior. Outro exemplo e a oposição vira situação com uma facilidade. E a adoção ou rejeição de idéias baseado com olho nos fotos. As maiores mudanças no curso da história demoraram para serem sentidas... Mas isso você sabe mais que eu. :D