domingo, 7 de março de 2010

Quatro coisas sobre "Guerra ao Terror"

 

Olá, minha gente bonita!
Como vocês devem ter ouvido falar, os holofotes de Hollywood vão estar sobre os tapetes vermelhos do Kodak Theater amanhã à noite! Os grandes favoritos ao Oscar de melhor filme desse ano são o queridinho da crítica "Avatar" (de James Cameron, 2009), que vem arrecadando prêmios e comentários do tipo "o filme que salvou/mudou o cinema", e outros menos nobres (do tipo "o roteiro parece com "Pocahontas", da Disney" - isso é realmente infame), e "Guerra ao Terror" ("The Hurt Locker", 2009), dirigido por Kathryn Bigelow (é meio rude dar esse tipo de referência, mas isso só torna as coisas mais interessantes pro show bizz: a ex-mulher de Cameron, que dirigiu "Avatar").

Quatro coisinhas sobre o ótimo "Guerra ao Terror":
[Contém SPOILERS]

1. Ele não precisa da mesma sanguinolência nem do exagerado apelo ideológico de "Falcão Negro em Perigo" ("Black Hawk Down", de Ridley Scott, 2001) para ser um grande filme.

2. O título em português não faz muito jus à ideia do roteiro. Bem, em inglês também não. Whatever.

3. WHATAFUCKA is o Ralph Fiennes entrar em cena por CINCO MINUTOS e depois morrer? E aquela
pinta de beduíno da personagem dele me fez lembrar do seu papel em "O Paciente Inglês" ("The English Patient", de Anthony Minghella, 1996), que de forma nenhuma vem ao caso. E quanto ao David Morse, que aparece por dois minutos? Nem comento sobre o Guy Pearce, porque nem notei em que parte do filme ele apareceu. E só citei esses três porque são os nomes que aparecem na capa do DVD.
De todo jeito isso é emblemático: atores "desconhecidos" (no sentido de "nem tão conhecidos como o Brad Pitt", mas fazendo algo digno como o ótimo Jeremy Renner, no papel do especialista em bombas Sargento Will James, e - de longe - a personagem mais interessante do filme), e um roteiro interessante são ingredientes que, mesclados com inteligência, podem resultar numa ótima produção.

4. Por último, mas não menos importante: assistam essa porra no cinema e legendado, e não em piratão dublado. E, claro, formem sua própria opinião!
No mais, espero que ganhe muitos Oscars amanhã! Entre "Guerra ao Terror" e "Avatar", eu ainda fico com o primeiro: um bom, "limpo" e inteligente filme de guerra.

Alea jacta est!

3 comentários:

Tiago Duarte Dias disse...

Eu quero muito ver esse filme. E por favor, Tati, dê spoiler alert antes de dar spoiler! UHEAUHEUHUHAEUHAE

tatiana_zzz disse...

Nossa, nem me lembrei disso! hauehauehua vou consertar!
E assista mesmo! Muito bom! :D

taís disse...

aaah, adoro filmes! voto também em guerra ao terror. :)