domingo, 14 de junho de 2009

Inteligências múltiplas

Adoro trabalhar com pessoas. Se não gostasse, certamente teria que mudar de profissão. Mas adoro não ter uma rotina. Gosto de ver que as pessoas que encontro, ainda que sejam as mesmas, não são as mesmas que eram como da última vez que as encontrei. Gosto, sobretudo, de aprender com as pessoas, aprender em conjunto.
Ok, nem sempre é tão legal quanto meu romantismo gostaria que fosse. Trabalhar com pessoas é muito difícil. Pensamos, queremos e fazemos coisas muito diferentes o tempo todo. Desde a vida no lar-doce-lar até o trabalho, a igreja, ou qualquer outra organização que a gente frequente.
Mas, enfim, gosto de pessoas, e sou uma humanista nata, não há mais como fugir disso.

Há um tempinho atrás li um pequeno resumo sobre uma teoria de um estudioso da moda, Howard Gardner, que se chama "Inteligências Múltiplas". Segundo Gardner, há sete tipos de inteligências. Isso explicaria a sensibilidade musical extrema de um Jimi Hendrix ou um Syd Barret, a genialidade de matemáticos como Bhaskara e John Nash, etc. Isso porque, segundo Gardner, as pessoas desenvolvem tipos de inteligências diferentes das outras. Daí pensei que talvez pudesse haver alguma relação entre as minhas tendências com pessoas, já citadas, e algum tipo de inteligência. Vamos ver na qual mais me encaixo:

1. Inteligência Verbal: gosta de escrever (ok), ler (ok) e ouvir (ok). É bom contador de histórias e piadas (não ok). Tem boa memória para nomes, lugares, datas e trivialidades (ok). Tem vocabulário rico (meio ok) e se expressa com fluência e clareza (não ok). Gosta de fazer palavras cruzadas e jogos de palavras (não ok ou meio ok).

2. Inteligência Lógico-Matemática: explora padrões (ok), categorias e relações (não ok). Resolve problemas aritméticos e rapidamente (não ok mesmo!). Gosta de Matemática (não ok) e de usar computadores (ok). Resolve problemas logicamente (não ok). Gosta de xadrez, damas, jogos de estratégias (ok) e enigmas (não ok). Faz experimentos para testar o que não entende com facilidade (não ok).

3. Inteligência Intrapessoal: tem percepção aguda de sentimentos profundos, qualidades e defeitos (ok). Mostra independência, força de vontade e autodireção (ok). Reage com opiniões fortes em discussões controvertidas (não ok). Prefere seu mundo particular (ok). Gosta de isolar-se para produzir projetos ou praticar hobbies (ok). Tem um alto grau de autoconfiança (meio ok). Motivado par aproduzir projetos e estudos pessoais (ok). Habilidade intuitiva (ok).

4. Inteligência Espacial: pensa com imagens e fotos (ok). Gosta de participar de atividades artísticas (meio ok). Visualiza imagens claras quando pensa sobre algo (ok). Lê facilmente mapas e diagramas (meio ok). Desenha representações precisas de pessoas ou coisas (não ok). Gosta de ver filmes, slides ou fotos (ok). Gosta de fazer quebra-cabeças (meio ok).

5. Inteligência Musical: Sensível à vairedade de sons do ambiente (ok). Toca instrumentos (meio ok) e gosta de música (ok). Lembra de melodias de músicas (ok). Percebe uma nota musical desafinada (ok). Prefere estudar (não ok) e trabalhar com música (ok). Coleciona discos (não ok), gosta de cantar e dedicar tempo à música (ok).

6. Inteligência Cinestésico-corporal: Aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas (não ok). Processa o conhecimento através de sensações corporais (não ok). Envolve-se em atividades esportivas (meio ok). Desempenha atividades motoras (não ok). Gosta de tocar ou ser tocado quando fala com as pessoas (meio ok, depende de quem seja). Gosta de aprender usando manipulações e outras práticas (meio ok).

7. Inteligência Interpessoal: Gosta de estar com as pessoas (ok!). Tem muitos amigos (não ok. Poucos, mas grandes amigos). Organiza, comunica e, às vezes, manipula (ok). Aprende melhor relacionando-se e compreendendo (ok). Gosta de atividades em grupo (ok). Serve como mediador nas discussões (ok). Pode ler situações com precisão (meio ok).

Como deu pra perceber, uma pessoa pode ter características de várias inteligências, mesmo que tenha mais características de uma só. O barato do Gardner, certamente, é romper com a inteligência do "QI". Concordo muito que é muito difícil "medir" a inteligência de alguém, mas entre um teste de QI (fiz umas vezes, me senti meio burra), e a teoria do Gardner, fico com esta última!

Intelligence is bliss!